Secretaria de Agricultura inicia ciclo de reuniões em comunidades rurais para definir estratégia de incentivo

Reunião ocorreu no sábado na Associação de Moradores do Gato Preto

Por Marcos Cardial | Assecom/AIA

Propor o diálogo permanente para o desenvolvimento de políticas públicas de incentivo à produção, fortalecimento da economia, implementar a renda do produtor rural, criar oportunidades no campo e na cidade. Estes são os objetivos de um ciclo de reuniões iniciado neste sábado (24) pela Prefeitura de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá), via Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio (SEAMIC). O primeiro encontro aconteceu na sede da Associação de Moradores do Projeto de Assentamento Gato Preto e deve se estender a outras regiões do município.

A aposta é conhecer de perto a realidade produtiva de cada localidade e ouvir a demanda dos produtores, em especial da agricultura familiar. O bate-papo reuniu o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Associação do Gato Preto, Associação dos Apicultores do Vale do Araguaia (AAVA) e Sindicato Rural Patronal de Alto Araguaia.

A principal aposta produtiva da região é a mandioca, apicultura e o leite. Durante o encontro o prefeito Gustavo Melo (PSB) apresentou o secretário de Agricultura João Dias, que está há menos de 30 dias no cargo, e a médica veterinária a veterinária Nayara Costa. O chefe do executivo anunciou que a partir da contratação da profissional o município terá condições de retomar a emissão do Selo de Inspeção Municipal (SIM). Atualmente, 21 produtores aguardam o processo de vistoria para obtenção do selo.

“Nosso objetivo é ouvir a demanda dos produtores e conhecer a aptidão produtiva. Foi essencial para definirmos políticas públicas de incentivo à agricultura familiar. Por meio da Secretaria de Agricultura e dos parceiros daremos consultoria técnica para incentivar a produção, garantir a complementação da renda e melhora da qualidade de vida”, disse o prefeito.

Para o secretário de Agricultura o encontro como fundamental para conhecer a realidade da região e ouvir a demanda dos produtores. “Nossa proposta é apresentar soluções de começo, meio e fim, ou seja, conhecer a aptidão dos produtores, fornecer condições e estrutura para produção e comercializar os produtos. As parcerias com Empaer, sindicatos e associações serão fundamentais neste processo”, explica.

Além de acelerar a emissão do SIM, a Secretaria de Agricultura incentivará os produtores aderirem ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar e de Pequeno Porte (Susaf-MT), que visa simplificar a comercialização de produtos da agricultura familiar em todo o Estado, desejo antigo dos produtores familiares. “O que permitirá a comercialização dos produtos em todo Estado”, reforça.

Também participaram da reunião os vereadores Jorge Melo, Deusdete Xixica, Clodoaldo, André Leal, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Isaias Gomes Damacena, membro da Associação dos Apicultores do Vale do Araguaia (AAVA) Carlos Alberto.